Skip to main content

Ok, chegou o tempo. Chegou a prova dos nove, esta instabilidade do quente e do frio. Visto aos miúdos uma coisa de manhã (está frio). Ao meio do dia já estamos a tirar a camisola: já transpiras? Á tarde vão as calças, e ao anoitecer vestem tudo outra vez. E o cestos de roupa acumulam-se e ficam cheios num instante.

Nesta altura do ano até Abril tenho de estar atenta. Para todas as mamãs e papás com crianças desde bébes até crescidinhos, um ritual de manter o narizinhos dos gaiatos limpos, deve ser estipulado. Há estudos que mostram que a limpeza, feita, pelo menos, 2 vezes ao dia, é capaz de reduzir até 40% da incidência de gripes e constipações. A lavagem com soro promove um arraste, removendo mecanicamente os vírus, bactérias e impurezas do nariz. O nariz filtra e aquece melhor o ar que entra no nosso corpo. A higienização é ainda mais importante para os bebés e crianças, que não sabem assoar o nariz porque ficam com as vias nasais entupidas e alguns nem conseguem mamar.

A pequena de 2 meses já está no alinhamento, ela acumula muitos macaquinhos, devido a mamar tanto, o leite seca no nariz e lá fica se não o tirarmos, pronto a infectar.

O meu filhote mais crescido (5 anos) aprendeu com muito custo mas teve de ser.

Ele estava a fazer muitas infecões urinárias e não percebia porquê?? Parece incoeirente mas é verdade. As defesas são baixinhas e descobri que sempre que o principe ficava aflito do nariz, ou de um ouvidito, ao fazer antibiótico ficava logo a seguir internado com infeção urinária, ou seja para tratar em cima tirava as defesas em baixo. Ora bem, num transplantado renal renal isso não é nada bom.

Assim, habituei o meu pequeno a limpar sempre o nariz de manhã com soro. Ele próprio o faz e assoa. Para ajudar a fortalecer a imunidade, ainda toma oralmente umas 40 gotas de equinácia essencial, para além dos outros os seus medicamentos actuais. E vocês, se têm medo de o fazer, alguma insegurança existem diversos profissionais que vos podem ajudar a passar um melhor Outono e Inverno. Umas boas lavagens nasais.

Dra. Raquel Saraiva

CEO - Fisioterapeuta

Leave a Reply